Adolescente morre após levar choque elétrico de celular ligado à tomada - Caarapó Online

Caarapó - MS, domingo, 25 de outubro de 2020


Adolescente morre após levar choque elétrico de celular ligado à tomada

Não se sabe, ainda, exatamente o que provocou o choque. Laudo do IML deve ficar pronto em 10 dias

Publicado em: 25/09/2020 às 07h33

Correio Braziliense

Mais um adolescente morreu ao sofrer uma descarga elétrica enquanto usava o celular ligado à tomada. Luigi Nascimento Sousa Sodré, de 15 anos, morreu na quarta-feira (23.09), em um restaurante na Praia de Atalaia, em Luís Correia (PI), litoral do Piauí.

De acordo com agência de notícia, o Instituto Médico Legal disse que o adolescente jogava no celular carregando na tomada quando recebeu o choque elétrico. Ainda não se sabe, porém, o que provocou o choque. O perito informou que nem o carregador nem a tomada apresentavam problemas aparentes. Porém, ao que tudo indica, o jovem tinha tomado banho de mar antes do choque, pois estava com roupa de banho e sem camisa. O Instituto Médico Legal (IML) tem 10 dias para concluir o laudo.

A Equatorial Piauí, concessionária de energia da região, disse não identificou nenhum cabo partido ou defeito na rede que possa ter provocado o acidente. Em agosto, um ex-aluno do Colégio Sigma, de Brasília (DF), morreu após levar choque ao encostar no plug macho de um carregador que quebrou. João Vitor Domat Remus era estudante e tinha 13 anos de vida.

A família do estudante João Vitor Domat Remus, 13 anos, pretende entrar com uma ação na Justiça pedindo a retirada dos carregadores paralelos de celular de circulação. O adolescente morreu, em 6 de agosto, após levar um choque ao encostar no plug macho de um aparelho que quebrou, dentro de uma extensão, com poucos dias de uso. Os pais do menino esperam o resultado da perícia para dar início ao processo judicial.

Muitas empresas de telefonia afirmam que você pode fazer uso total do seu telefone ou tablet enquanto ele está sendo carregado. No entanto, eles dizem que carregará mais lentamente se for usado durante a carga. Eles também dizem que você deve garantir o uso do tipo certo de carregador os diferentes têm amperagem variável.
Mas tem havido alguns casos relatados de mortes em todo o mundo que parecem ter sido o resultado do uso de fones de ouvido enquanto o telefone estava carregando. Você não deve carregar e usar seu telefone celular na água, pois embora pareça inofensivo, ele pode ser tão mortal quanto um secador de cabelo quando conectado a um carregador, avisa Lifewire. Para evitar ser eletrocutado:

Nunca carregue seu smartphone no banheiro ou próximo à água;

Não deixe cabos de extensão ou carregadores entrarem em contato com água;

Nunca use cabos de extensão ou carregadores com fios desgastados;

A Lifewire afirma que, embora as baterias do smartphone tenham baixa voltagem, conectá-las a um carregador coloca você "em linha direta com a voltagem de alta intensidade da tomada". Isso pode ser perigoso em certas circunstâncias, como quando há um curto-circuito ou oscilação de energia. "Portanto, é melhor não usar fones de ouvido conectados a um telefone celular com carga e sempre conecte o carregador a um filtro de linha protegido contra oscilações.
Além disso, evite usar versões falsas de carregadores de smartphone, pois um estudo do Chartered Trading Standards Institute, no Reino Unido, descobriu que 98% de todos os carregadores falsos da Apple falharam nos testes básicos de segurança.

Se você suspeitar que um carregador é falso, verifique o fabricante, o número do modelo e a voltagem do mesmo.

Em caso de dúvida sobre a autenticidade de um carregador, jogue-o fora imediatamente.