Hidrate-se (dicas): sexta-feira com calor de até 39°C em MS e baixa umidade do ar - Caarapó Online

Caarapó - MS, domingo, 25 de outubro de 2020


Hidrate-se (dicas): sexta-feira com calor de até 39°C em MS e baixa umidade do ar

Região pantaneira registra as maiores temperaturas

Publicado em: 25/09/2020 às 08h18

Dayane Paz

A sexta-feira (25.09) em Mato Grosso do Sul é marcada pelas altas temperaturas, de até 39°C, e baixa umidade relativa do ar, de acordo com a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Os termômetros poderão variar entre 16°C a 39°C no Estado e, em Campo Grande, a variação está estimada em 20°C a 35°C.

A região pantaneira registra as maiores altas, como Corumbá (entre 25° a 39°C), Miranda (entre 20°C a 39°) e Aquidauana (entre 22°C a 38°C). As menores temperaturas previstas podem ser registradas nas regiões das cidades de Sete Quedas (17°C a 33°C) e Ivinhema (18°C a 34°C).

 

Conforme o Cemtec, a umidade relativa do ar deverá ficar em baixa durante tarde, especialmente em cidades do Noroeste, Norte e Bolsão, como Coxim, Água Clara, Paranaíba e Três Lagoas. Em todo o Estado, a variação na umidade está estimada entre 20% a 70% ao longo do dia.

Segundo a meteorologia, de 20% a 30% a umidade relativa do ar recebe a classificação de estado de atenção. Nessas condições, recomenda-se a não realização de atividades físicas ou esforços muito grandes durante as horas mais quentes do dia, entre 11h e 15h.

Em geral, deve-se consumir cerca de 2 litros de água diariamente. Essa recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia previne problemas como a desidratação. Além disso, a ingestão adequada de água melhora a circulação sanguínea, o funcionamento do intestino e evita problemas nos rins.

Água de coco, sucos naturais e chás gelados são opções saudáveis, que podem ser consumidas diariamente, além da água. Já as bebidas açucaradas e industrializadas, como refrigerante e suco artificial, devem ser evitadas, pois a quantidade de açúcar presente nestes produtos faz com que o organismo perca ainda mais líquido.

 


Dicas para manter a hidratação em dia:


- Não espere sentir sede para tomar água, pois a sede é o primeiro sinal de desidratação.

- O ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto, na bolsa ou na mesa de trabalho, para consumir com frequência.

- Existem ainda alguns aplicativos para smartphone que funcionam como lembretes e podem ser configurados de acordo com os horários de cada um. (Water Reminder, Water Time Drink, Drink Water, Stay Hydrated, Waterify)

- Também vale programar o despertador do celular para lembrar-se de tomar água ao longo do dia.