Procon Estadual flagra violação da legislação em cartório de imóveis
Descumprimento da Lei de atendimento prioritário foi constatado pelos fiscais
Publicado em: 25/11/2020 às 06h53A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), flagrou o descumprimento da legislação de atendimento preferencial no cartório de Primeiro Ofício de Registro de Imóveis em Campo Grande-MS. As equipes de averiguação foram mobilizadas após denúncia de consumidor.
Segundo o Procon, por meio de denúncia, um cidadão relatou que esteve no cartório necessitando de serviços e, apesar da fila extensa, não foi respeitado o direito ao atendimento prioritário.
De acordo com a Lei 10.048, de 2000, as pessoas com deficiência física, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo, têm direito a atendimento prioritário em repartições públicas, empresas concessionárias de serviço público, instituições financeiras, sanitários públicos, veículos de transporte coletivo e logradouros.
A transgressão à legislação ficou constatada pela equipe do Procon Estadual, assim como irregularidade na placa exposta para indicar o serviço preferencial, que foi confeccionada de maneira errônea e com a omissão da representação de alguns beneficiários.
O Auto de Infração foi expedido e concedido prazo de defesa e apresentação de justificativas.