Argentina mantém fronteiras fechadas e proibição de ingresso de turistas por pandemia - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quarta-feira, 22 de setembro de 2021


Argentina mantém fronteiras fechadas e proibição de ingresso de turistas por pandemia

Autoridades da Argentina não consideram no momento a possibilidade de reabertura a estrangeiros.

Publicado em: 05/08/2021 às 08h34

JC

Enquanto o Uruguai avalia a possibilidade de abertura gradual das fronteiras aos brasileiros, a Argentina ainda não vislumbra flexibilizar o acesso a estrangeiros nem retirar a prorrogação do fechamento do país a visitantes. Com isso, a proibição de ingresso a não residentes segue sendo aplicada em todo o território vizinho. A publicação do Jornal do Comércio confirma que as autoridades argentinas não tem previsão de reabertura a estrangeiros nem considera essa possibilidade no momento.

Com o fechamento das fronteiras argentinas prorrogado até pelo menos a próxima sexta-feira (06.08), e sem expectativa de mudança, a tendência é de que a restrição seja renovada na data. De acordo com o cônsul geral da República Argentina em Porto Alegre, Jorge Perren, as medidas vêm sendo avaliadas periodicamente e acompanham as determinações gerais de enfrentamento da crise sanitária da Covid-19, principalmente nesse momento em que a circulação da variante Delta do coronavírus ganha força, inclusive no Rio Grande do Sul.

De acordo com ele, o trânsito terrestre ao país permanece proibido, e os cidadãos argentinos ou residentes no país que estejam em outras localidades só conseguem chegar por via marítima ou aérea, com limitação de entrada de até mil pessoas por dia, e mediante cumprimento de regras como apresentação de teste PCR negativo e comprovante de cobertura médica para a Covid-19.