UFGD é parceira no avanço da produção de pescado em Dourados - Caarapó Online

Caarapó - MS, sexta-feira, 30 de outubro de 2020


UFGD é parceira no avanço da produção de pescado em Dourados

Publicado em: 12/04/2018 às 07h39

Admin

O mercado consumidor vem se tornando cada vez mais exigente quando o assunto é a produção de peixes. Para atender a esse público, é preciso aperfeiçoar as técnicas de manejo, como controle da qualidade da água, adequação da ração, limpeza das estruturas de cultivo, dentre outros, para garantir produção com qualidade e para que a atividade seja economicamente viável. No Mato Grosso do Sul, a piscicultura é uma das atividades com maior potencial de crescimento e uma alternativa de diversificação para os agricultores, no entanto, é preciso pensar ações estratégicas para contornar entraves técnicos e científicos em que esbarra sua execução.
 

Nesse sentido, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vem contribuindo, por meio de projetos de extensão, para o desenvolvimento estratégico e a difusão de conhecimento na área de piscicultura básica no município, abrangendo, principalmente, a agricultura familiar e escolas públicas da região.

A modalidade de trabalho não é por acaso. “A extensão universitária possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade, como espaço de conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes”, afirma Fabiana Cavichiolo, coordenadora de três desses projetos de extensão, docente e pesquisadora vinculada à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UFGD). É preciso que todos, acadêmicos, servidores e comunidade colaborem para que os resultados sejam positivos e satisfatórios.