Tecnologias sociais e sustentáveis fazem sucesso na Tecnofam 2018 - Dourados - Caarapó Online

Caarapó - MS, sexta-feira, 30 de outubro de 2020


Tecnologias sociais e sustentáveis fazem sucesso na Tecnofam 2018 - Dourados

Mais de 23 tecnologias demonstradas a campo, seis oficinas, dedo de prosa, reuniões, palestras e mostra de tecnologia e troca de informações foram realizadas na Tecnofam 2018, em Dourados(MS)

Publicado em: 22/04/2018 às 10h19

Christiane Congro Comas

Ao longo dos três dias da Tecnofam 2018 - Tecnologias e Conhecimento para Agricultura Familiar, realizada de 17 a 19 de abril, agricultores familiares, estudantes, professores, acadêmicos e profissionais da assistência técnica puderam conhecer inúmeras tecnologias de baixo custo e que podem contribuir com aumento da produtividade, ampliação da renda, inserção no mercado, melhorias na qualidade de vida e fixação do homem no campo. O evento foi realizado numa área total de 60 mil m2, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, reuniu mais de 2500 pessoas ao longo dos três dias de atividades.

O evento realizado pela da Embrapa, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fudems). O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Dourados, da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Sebrae, Senar, além de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), representado por 14 Unidades da Embrapa.

Visitantes - Além do público de Mato Grosso do Sul, a Tecnofam recebeu visitantes de outros estados do Brasil, como Paraná, Mato Grosso, Paraíba, Piauí e, inclusive, da Bahia. É o caso do coordenador da Coordenação Executiva de Pesquisa, Extensão e Inovação (Cepex), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia, Hebert Florence de Carvalho, mora em Salvador e veio participar da Tecnofam. “É um evento muito interessante e que facilita o acesso do pequeno produtor a essas tecnologias, inovações e conhecimentos viáveis e que agreguem muito a essas famílias. De maneira geral, apesar da realidade climática e ambiental diferente de Mato Grosso do Sul, algumas tecnologias que estão dão resultados por aqui poderão ser utilizadas em nosso Estado. Conhecer um evento dessa dimensão voltado exclusivamente para agricultura familiar, por si só, já valeu muito a pena ter vindo até aqui. A Tecnofam já serve de fato como inspiração para outros Estados brasileiros”, destacou Carvalho.

O produtor rural de Laguna Carapã, Mirto Freitas, destacou a relevância do que viu no campo. Ele cultiva soja, milho e feijão numa área de 50 ha e o que mais chamou a atenção dele na Tecnofam foram os trabalhos de meliponicultura e aquaponia.

O técnico agropecuário e coordenador de agricultura da Prefeitura de Baitaporã, Jorge Bocheca, participa desde a primeira edição da Tecnofam, para ele “esse é um evento muito importante para o desenvolvimento das pequenas propriedades de Mato Grosso do Sul. A organização das comunidades em cooperativas, abordados no Dedo de Prosa; as tecnologias de produção leiteira e as algumas outras tecnologias viáveis e de baixo custo para o agricultor familiar são os grandes diferenciais do evento. Novamente, Embrapa, Agraer e demais parceiros estão de parabéns pela organização que a cada ano está melhor”, disse ele.

Resultados - O Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, comemora os resultados do evento que vem sendo planejado, articulado e trabalhado desde setembro de 2017. “Esse ano tivemos um aumento significativo de participantes do evento que contou com a presença de mais de 2500 pessoas. Realizamos uma pesquisa de satisfação dos visitantes e os resultados preliminares demonstram que a visitações das tecnologias a campo deixaram os participantes satisfeitos, tanto em relação a diversidade dos assuntos abordados quanto a qualidade das apresentações e informações disponibilizadas”, comemora Otsubo. Para ele, outra importante conquista da Tecnofam foi a sensibilização dos agricultores familiares da necessidade de implantação de tecnologias dentro dos seus sistemas de produção.

A Tecnofam é o maior evento em agricultura familiar do Mato Grosso do Sul. O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, explica que “esse evento é importante, visto que a cesta básica brasileira é formada fundamentalmente por produtos oriundos da pequena propriedade. Esperamos que esse evento contribua com a inserção dos produtores no mercado, amplie a renda e colaborar com a qualidade de vida das famílias rurais, além de contribuir com a matriz econômica agrícola do Estado".

Crianças – A tarde da quinta-feira, recebeu a visita de inúmeras crianças que vieram participar das atividades “Ciência + criança = diversão”. A atividade consistiu em visitação guiada a Mostra de Tecnologia e tecnologias a campo. Os visitantes mirins que estiveram presentes puderam conhecer os experimentos e realizaram um divertido passeio no trenzinho presente no evento, que foi cedido pela Fundação MS.

Maiores informações sobre o que aconteceu na Tecnofam, podem ser obtidos no site do evento. Clique aqui (http://bit.ly/2FyWIkf.).


Confira fotos do evento. Clique aqui (https://www.flickr.com/photos/embrapa/albums/72157665900393157).