Datafolha desmente Ibope: Bolsonaro está 12 pontos à frente - Caarapó Online

Caarapó - MS, quinta-feira, 1 de outubro de 2020


Datafolha desmente Ibope: Bolsonaro está 12 pontos à frente

Datafolha desmente Ibope: Bolsonaro está 12 pontos à frente entre os paulistanos, há alguns dias atrás, o Ibope deu 51% a 49% para o petista

Publicado em: 28/10/2018 às 06h26

Diário do Poder

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) perde na capital para seu rival na corrida presidencial, ao contrário do que informou há alguns dias uma estranha pesquisa do Ibope apontando 51% a 49% para o petista. Mas, segundo o Datafolha, Haddad tem 44% de intenções dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) alcança 56%. Quem tem usufruído da popularidade da candidatura é o general Hamilton Mourão, vice de Jair Bolsonaro (PSL). Ao desembarcar neste sábado em Brasília, ele foi cercado por admiradores e fez pose para fotos.


Segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (27/10), na véspera do segundo turno para a Presidência da República, Haddad é derrotado pelo capitão reformado em outras duas capitais do Sudeste com dados tabulados pelo instituto -Rio de Janeiro (43% contra 57%) e Belo Horizonte (mesmos percentuais).


Os resultados do levantamento estão em consonância com o desempenho dos dois presidenciáveis nos respectivos estados. O deputado federal supera com folga o ex-prefeito em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quando são analisados os dados divididos por região do país, Haddad registra uma situação mais vantajosa no Nordeste –única área onde lidera. No Norte e no Centro-Oeste, ele ganhou terreno nos últimos dias, mas o avanço foi insuficiente para ameaçar a liderança do rival.


O levantamento divulgado pelo Datafolha neste sábado mostrou que, no resultado geral do país, Bolsonaro obtém 55% das intenções de votos válidos, com 10 pontos de vantagem sobre Haddad, que está com 45%. O Datafolha realizou 18.371 entrevistas em 340 municípios na sexta (26) e neste sábado. A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o domínio BR-02460/2018. O petista disputou a reeleição municipal em 2016 e perdeu no primeiro turno para o empresário e atual prefeito João Doria (PSDB), que alcançou 53% dos votos válidos, contra 16% do então ocupante da cadeira.


Em setembro daquele ano, no meio da campanha para renovar o mandato, Haddad era reprovado por 40% da população e aprovado por apenas 18%, segundo o Datafolha. Como prefeito, de 2013 a 2016, o indicado de Lula melhorou as contas públicas e avançou nos programas de mobilidade, mas tropeçou em zeladoria e obras, engolido por um cenário de crise econômica e política. O petista encerrou em São Paulo sua campanha do segundo turno, neste sábado. Ele fez uma caminhada em Heliópolis (zona sul) ao lado de aliados políticos e militantes.


“Eu terminei a campanha aqui porque sei que, se virar em São Paulo, eu viro no Brasil”, disse.