Pessoas atendidas por ONG Onça Pintada em Caarapó farão exames em CGR - Caarapó Online

Caarapó - MS, terça-feira, 24 de setembro de 2019


Pessoas atendidas por ONG Onça Pintada em Caarapó farão exames em CGR

Quinze pessoas atendidas pela ONG Onça Pintada em Caarapó deverão fazer seus exames de saúde complementares na Capital

Publicado em: 19/08/2019 às 08h37

Dilermano Alves

Duzentas e vinte e oito pessoas, foram atendidas com exames de ultrassonografia para rastreamento de câncer de mama e de próstata realizados pelo Grupo Onça Pintada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no início deste mês, em Caarapó. O grupo é uma Organização Não-Governamental (ONG) com sede em Campo Grande (MS).


A coordenadora de Atenção em Saúde, enfermeira Valéria Oliveira, informou que os atendimentos em Caarapó geraram desdobramentos. “Quinze pessoas serão encaminhadas para órgãos de saúde em Campo Grande para exames complementares devido a algum indicativo estranho a ser investigado”, destacou, acrescentando que isso ocorrerá no dia 14 de setembro.


A vinda do Grupo Onça Pintada a Caarapó(MS) é resultado de ação do prefeito André Nezzi (PSDB) junto à ONG, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Correa (PSDB), o principal incentivar do grupo, e do médico George Takimoto, que também participou dos atendimentos no âmbito do programa de prevenção e combate à obesidade, desenvolvido em Caarapó.


A ONG, que é apoiada pelo deputado estadual Paulo Corrêa, há dez anos percorre o Estado desenvolvendo ações na área de saúde, tendo como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer de mama e de próstata. Além dos exames, os pacientes participam de palestras sobre como detectar nódulos e sobre a importância de se realizar o autoexame da mama.


Sobre o atendimento em Caarapó, o prefeito André Nezzi destacou a importância das ações de saúde preventiva. “Dessa forma, quando a doença é descoberta precocemente, são grandes as chances de cura”, observou, ressaltando a importância da sequência da investigação no caso das pessoas que tiveram algum “achado importante” nos exames.


“Como sempre, a nossa Secretaria de Saúde vai proporcionar os meios necessários ao deslocamento dessas pessoas até Campo Grande para o devido atendimento”, complementou o prefeito André Nezzi, que aproveitou para agradecer a participação do Grupo Onça Pintada e da equipe da Secretaria de Saúde local na ação realizada em Caarapó, que desafogou a lista de espera que existia no município.