Sesi de Naviraí é premiado com medalha na etapa nacional da Mostra de Foguetes - Caarapó Online

Caarapó - MS, quinta-feira, 12 de dezembro de 2019


Sesi de Naviraí é premiado com medalha na etapa nacional da Mostra de Foguetes

Professor e alunos classificaram a participação deles como uma experiência incrível e de muito conhecimento.

Publicado em: 20/11/2019 às 06h22

FIES-Dicom

Os alunos da Escola do Sei de Naviraí conquistaram medalha de ouro na etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na categoria Ensino Fundamental, realizada em Barra do Piraí (RJ) de 7 a 10 de novembro. A Rede Sesi de Ensino no Estado motiva os estudantes a participarem da MOBFOG por se tratar de uma atividade de cunho pedagógico e cientifico, que estimula os alunos a testar os conhecimentos apreendidos em sala de aula com o propósito de resolução de problemas.


Professor e alunos classificaram a participação deles como uma experiência incrível e de muito conhecimento. “Essa foi a 1ª edição para nível Fundamental e os alunos ficaram radiantes com as palestras, bem como em conhecer o ministro e astronauta Marcos Pontes. Ver o brilho no olhar deles é satisfatório ainda mais com o título de equipe campeã. Com muito esforço e dedicação conseguimos mais uma medalha, alcançando 150,25 metros de distância horizontal. Após muitas etapas do evento estamos motivados a levantar cada vez mais os nossos voos”, disse a diretora da Escola do SESI de Naviraí, Paula Oliveira.


O estudante Andrey Rodrigues, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, destacou que ganhou uma experiência incrível ao participar da Mostra. “Foi uma felicidade inexplicável, além de várias palestras importantes como a do ministro Marcos Pontes. Com essa jornada, tive muitas conquistas, entre elas, algumas amizades e, com muito esforço, conseguimos o resultado tão almejado, que foi trazer o título de campões para casa. Nesse evento, também conhecemos a competição de minifoguetes em que nossa equipe em uma próxima ocasião pretende participar”, afirmou.


Quem também gostou muito da palestra do cientista e astronauta, atual ministro Marcos Pontes foi o aluno Vitor Madeira Lorençone, do 9º ano do Ensino Fundamental. “Eu tive chance de assistir a palestra e conhecer ele, consegui até autografo. Além da palestra com o Marcos Pontes, outra que me chamou muita atenção foi a de um professor da disciplina Biologia, pois ele mencionou outras competições de foguetes, isso me interessou bastante. Foi uma experiência fantástica, espero ter a oportunidade de participar novamente no próximo ano”, destacou.


Vinicius Bolbinot, também aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, disse que gostou da Mostra, tanto na questão da aprendizagem, quanto na diversão. “A melhor coisa que tivemos, com toda certeza, foi garantir nosso lugar como campões dessa competição. Foi incrível. Além de assistir palestras e ampliar nosso conhecimento, foi um momento único de uma aprendizagem. Já vou iniciar os preparos para o próximo ano”, finalizou.


A competição


A MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site.


Podem participar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até os da última série do Ensino Médio e, por isso, tem quatro níveis, conforme definido no regulamento. A MOBFOG é realizada totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada durante um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos.


Ao final da MOBFOG, todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, tem também a distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.


A etapa regional foi realizada em Naviraí(MS) no dia 11 de maio. Na ocasião, a Escola do Sesi de Naviraí teve quatro equipes classificadas para disputar a etapa nacional no nível 4 da competição e uma no nível 3, sendo que a maior distância atingida por um foguete foi 191 metros. O trabalho de construção dos foguetes e treinos dos alunos foi realizado em sala de aula e também durante as oficinas tecnológicas.


Apenas a equipe com maior marca foi disputar o nacional. Os alunos que alcançam a marca de lançamento acima de 100 metros são convocados para a etapa nacional, que é realizada anualmente em Barra do Piraí (RJ). Os alunos classificados para a etapa nacional atingiram a marca de 150,25 metros e trouxeram o ouro para Mato Grosso do Sul. É importante ressaltar que a Escola do Sesi de Naviraí ainda disputou a MOBFOG na categoria do Ensino Médio e foi ouro nas duas categorias.