Nova reitora do Instituto Federal de MS toma posse em Brasilia - Caarapó Online

Caarapó - MS, domingo, 26 de janeiro de 2020


Nova reitora do Instituto Federal de MS toma posse em Brasilia

Nova reitora do Instituto Federal de MS é empossada no MEC

Publicado em: 08/12/2019 às 05h29

Assessoria

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, empossou, na manhã de quinta-feira (05.12), em Brasília, a primeira mulher eleita para o cargo de reitora do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Elaine Cassiano. Ela substitui o reitor Luiz Simão Staszczak que também participou da cerimônia.


A transmissão do cargo de reitor vai ocorrer na quinta-feira (12.12), às 9 horas, no auditório da Delegacia da Receita Federal, em Campo Grande(MS). Na ocasião, serão apresentados os pró-reitores da nova gestão e empossados os diretores-gerais dos dez campi da instituição, também eleitos por estudantes e servidores.


Na cerimônia desta quinta-feira no MEC, o ministro da Educação Abraham Weintraub ressaltou que a reitora tem a missão de manter a qualidade da oferta de cursos na instituição. “O IFMS está muito bem, é um dos melhores do Brasil. Bem avaliado, bem ranqueado, a sociedade gosta dele. Mato Grosso do Sul gosta do seu Instituto e a senhora professora, tem o desafio de ir além”, afirmou.


Elaine Cassiano é o quarto nome a ocupar a reitoria no IFMS. Foi precedida por Luiz Simão Staszczak, primeiro reitor eleitor pela comunidade, Maria Neusa de Lima Pereira, nomeada reitora pro tempore pelo MEC e por Marcus Aurélius Stier Serpe, responsável pelo processo de implantação da instituição.


A nova reitora foi eleita com 29,07% dos votos de estudantes, professores e técnicos-administrativos. A docente de Administração do Campus Campo Grande concorreu ao cargo com o então reitor Luiz Simão Staszczak, que obteve 27,35% dos votos, e com o professor Jiyan Yari, também da capital, que recebeu 9,28% dos votos.


Criado em 2008, o IFMS já formou mais de 7.500 estudantes em cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação, qualificação profissional e educação a distância. Atualmente, tem mais de 15.300 alunos matriculados em dez campi.


A reitora Elaine Cassiano vai gerir um orçamento previsto em R$ 210 milhões, que inclui despesas com pagamento de pessoal, capacitação de servidores, custeio, investimento e assistência estudantil.