Midiamax
PUBLICADO EM:
30/04/2023 07h13
Donos de motorhomes abrem suas portas para matar curiosidade sobre sonho de viajar
Veículos ficam estacionados na antiga Cidade do Natal até domingo

Colocar o pé na estrada e viajar com um motorhome é sonho de muitos brasileiros e, neste fim de semana, os donos destas casas em quatro rodas “abrem as portas” para os campo-grandenses conhecerem e tirarem dúvidas. De kombi a até motorhomes com mais de 10 metros, há diversos tipos de modelos para mostrar que o sonho de viver viajando cabe em diferentes tamanhos de bolsos.
Os motoristas começaram a estacionar nos Altos da Avenida Afonso Pena, onde funcionava a Cidade do Natal e da Páscoa, na última sexta-feira (28.04) e a intenção é ficar até domingo (30.04) no local. O Encontro de Motorhomes conta com a participação de pessoas de várias cidades de Mato Grosso do Sul e de outros estados. Às 17h do sábado (29.04), será realizado um café comunitário com os participantes e a população.
Na manhã deste sábado, famílias passeavam pelo local e os donos dos veículos conversavam com quem chegava enquanto preparavam o almoço até com churrasco com os equipamentos guardados nos motorhomes. Cadeira, mesa, tapete, churrasqueiras e pratos são dispostos para mostrar que um pouco de tudo cabe ali
Juliana Caldeira, de 39 anos, a filha de oito anos e o esposo de 46 anos foram até o local matar a curiosidade sobre como é um motorhome por dentro pela primeira vez. A família de Campo Grande conta animada que adora acompanhar viajantes pelas redes sociais, especialmente de grupos que vão para o Anchorage (Alasca).
“A gente acompanha o dia-a-dia deles até chegar lá. Acho que a mesma vontade que eles tem aquela decisão de largar tudo não, é curioso, mas é uma decisão bem importante de largar tudo e com criança é mais complicado porque tem estudo”, explica a mulher.
Entre os veículos estacionados, um motorhome de 11 metros todo preto chama a atenção pelo cuidado na personalização inspirada no Piratas do Caribe. O “Peróla Negra” de quatro rodas é todo equipado com energia solar, três sistemas de ar-condicionado, câmeras de segurança, móveis planejados, além de um “super porta-malas” em que cabem duas motos, uma bicicleta, um caiaque inflável e os equipamentos de mecânica.
O proprietário do veículo, o advogado Geraldo Barbeta conta que tem história de 35 anos com motorhome e que, no início, ele mesmo construiu o primeiro motorhome entre os erros e acertos quando não tinha muito dinheiro para realizar o sonho.
“Se é para chamar atenção, vamos fazer pra valer. Esse é o “Pérola Negra” do Capitão Jack Sparrow. A gente faz isso como maneira de descontrair, chama a atenção. Meu carro é bem peculiar, tem bastante coisas diferentes tipo tem buzina do Sparrow, a risada da bruxa, o E.T. no parabrisa”, explica.
Ele viaja normalmente com a família, incluindo os filhos de 30 e 33 anos que foram “criados” em motorhomes. Entre os destinos mais distantes dos campo-grandenses que já chegaram estão o Nordeste, Chile, Argentina e Paraguai.
Dentro do “Pérola Negra”, Barbeta mostra que tudo é adaptável. Uma mesa vira cama e todos os espaços são aproveitados ao máximo para trazer conforto. Os detalhes são pensados para trazer segurança e praticidade nas viagens, como as travas nas portas dos armários de cozinha.
O apaixonado pelo motorhome conta que comprou o veículo e foi adaptando ao longo do tempo. “Eu falo que preparei esse aqui para o apocalipse porque ele é autossuficiente de energia, ele capta água da chuva para você não ficar pedindo água para os outros. Eu consegui atingir o melhor da experiência do motorhome mesmo”, ele explica.
Barbeta, porém, avisa que ter motorhome não é só pensar em viagem. É preciso pensar que ele é uma casa e carro e que necessita de manutenção. “Ninguém lembra disso, o cara só se imagina viajando, mas quando para tem que dar manutenção na casa e no carro, você gosta de meter a mão na graxa? Você entende um pouquinho de eletricidade, de hidráulica? Tem esses detalhes que ninguém pensa na hora”, alerta.

